quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

REFÚGIOS por Dênis Caberlon

Devo ter pego muito piolho na infância. Tento me recordar de mais momentos em que me recordo do meu pai passando aquele pente fino preto para derrubar os monstrinhos pretos que caminhavam na minha cabeça. Afinal de contas, até hoje quando eu tenho um problema, quando preciso pensar e me concentrar me pego cavocando a cabeça loucamente! Mas porquê? De acordo com a explicação de especialistas - não que eu duvide - isso trata-se de uma obsessão compulsiva agravada pela idade, alimentada por toda a vida. Essa utilizada como subterfúgio para desertar-se dos medos e das dificuldades. -E qual gigante dificuldade é crescer! Conseguir vencer os desafios do desconhecido.

 

 

Ainda lembro - o que me faz pensar ter ficado mesmo marcado o fato - na minha infância quando ganhei a minha bicicleta. Jamais havia sido golpeado por tamanha surpresa, felicidade e realização! Aquela bicicleta da propaganda estava sim, materializada na minha garagem, vermelha, novíssima e intacta, pronta para realizar cada manobra que por muito tempo apenas imaginei, sonhei e desejei profundamente! Naturalmente, ENGOLI o meu chiclete! Num sobressalto de não mais do que um segundo de paralisação enquanto observava aquela inimaginável arte sobre duas rodas que estava ali, bem na minha frente... dali em diante, mantive, não sei por qual caminho da psicologia, a engolir a bala, o chiclete ou mesmo a comida, sempre que sou tomado por uma surpresa que me deixe assim perplexo.

 

 

Mas afinal, porque destes dois parágrafos de histórias perdidas no tempo e no passado abstrato?

-Tudo aquilo que muitos rotulam costume, obsessão ou desvario de maneira a não tratar de maneira mais delicada ou adequada, eu prefiro chamar de retiro. A qualquer criança está a suscetibilidade de contrair um comportamento obsessivo-compulsivo pelo que fato que, obviamente todos sabemos, quando pequenos, recebemos diversas influências externas, positivas e negativas, que alegram e amedrontam. São informações e fatos novos para a compreensão e assimilação da criança e, tratar de defender-se é a prioridade incondicional do ser humano, utilizando o que de mais próximo temos para utilizar de maneira rápida e que nos leve para o retiro seguro, feche a redoma invisível que nos conforta e nos alimenta de coragem para seguimos pelo caminho das descobertas fantásticas que a vida nos oferece. 

 

 

Penso que, se houver uma possibilidade de não sofrermos, vamos utilizá-la e, se na infância encontramos o nosso refúgio em uma ação, seja ela mexer na orelha, coçar a cabeça ou mesmo mexer no cavanhaque, ótimo! Vamos lá! E ninguém te poderá chamar de louco por isso jamais, pois falamos de, segurança pessoal, falamos de autoconfiança e tranquilidade! Buscar solitário refúgio mental nas cavernas do inconsciente para tratar de pequenas dificuldades que apresentam-se no caminho. Sendo assim, não diferente daquilo que cada um faz para evitar problemas, resolvê-los ou evitá-los, somos todos resultado do acúmulo de ações repetitivas que tratamos quando possível, fugimos quando impossível (nos parece) para evitarmos a dor e sofrimento.

 

 

Pois bem, cada um com o seu "cacuete", tique, sestro, odontagra, neuralgia, otodinia ou seja lá como se adjetiva, importante é, independente do seu rótulo, que seja apenas isso e não algo crônico que venha a te impedir de viver normalmente a vida, deixar com que faça algo diferente o menor do que faria caso não o tivesse. Espelho-me muito em meu pai, como cada um deve ter um ídolo que siga e, nele imite certos hábitos que vieram a tornar-se parte da sua índole, da sua personalidade. Portanto que sejam enquanto assim, positivos e te levem a vencer os desafios pequenos, analisando que, se outro conseguiu, também és completamente capaz.

Não se culpe.....Júlio furlaneto

NÃO PRECISA ESTAR TÃO SEGURO

Não precisa ter todas as respostas, fazer tudo certo ou ter sempre razão. É espantoso mas, se você falhar, o mundo não vai acabar. Uma crítica não vai dizer toda a verdade sobre você. Você pode rir de si mesmo e aprender coisas que não sabia.

NÃO PRECISA SE PREOCUPAR TANTO

Não precisa carregar o mundo nos seus ombros. Não precisa pensar em tudo o que pode acontecer de ruim. O que tiver que acontecer acontece, e o fato de se preocupar não muda rigorosamente nada. Só te dá cabelos brancos. Quando chegar alguma dificuldade, aí arregace as mangas. Entretanto, pode desfrutar cada dia com os belos cabelos que tem.

NÃO PRECISA SER O MELHOR

Não precisa provar nada a ninguém. Não precisa ser especial. Não depende de você ser o melhor da sala. Depende apenas dar o seu melhor. Deixe as ambições desmedidas e aproveite ao máximo os talentos fantásticos que você já tem.

NÃO PRECISA SE CULPAR PELO SEU PASSADO

Não precisa se lamentar pela sua infância infeliz, relações fracassadas ou como ninguém te percebeu. Surpresa: O passado já passou. O que você faz hoje é uma escolha sua, você não precisa viver como vivia. O seu passado foi importante e te tornou quem é hoje. Pode agradecer as coisas boas e desfrutar o presente.

A música e o anjo

 
"A música exprime a mais alta filosofia
numa linguagem que a razão não compreende"

Shakespeare.

Envie Um Anjo

O sábio disse: apenas siga este caminho
Até o alvorecer da luz
O vento soprará em seu rosto
Enquanto os anos passam por você
Ouça esta voz bem lá no fundo
É o chamado do seu coração
Feche seus olhos e você encontrará
O caminho para sair da escuridão

Aqui estou eu
Você me enviará um anjo?
Aqui estou eu
Na terra da estrela da manhã

O sábio disse: apenas encontre o seu lugar
No olho da tempestade
Procure as rosas ao longo do caminho
Mas tome cuidado com os espinhos

Aqui estou eu
Você me enviará um anjo?
Aqui estou eu
Na terra da estrela da manhã

O sábio disse: apenas estenda sua mão
E alcance a magia
Encontre a porta para a terra prometida
Apenas acredite em si mesmo
Ouça esta voz bem lá no fundo
É o chamado do seu coração
Feche seus olhos e você encontrará
O caminho para sair da escuridão

Aqui estou eu
Você me enviará um anjo?
Aqui estou eu
Na terra da estrela da manhã
Aqui estou eu
Você me enviará um anjo?
Aqui estou eu
Na terra da estrela da manhã

Segredo a vida

Vou contar um segredo, que a mim confiaram.
Resolvi compartilhar com vocês!
O Segredo da Vida!
Vamos lá?
Preste atenção!
Não perca nenhum detalhe...
“A pessoa mais importante desse universo é você”.
Dê um forte abraço em você mesmo.
Você é único no universo.
Repare!
Você está vivo, amanheceu para mais um dia!

Se você não se amar, não será capaz de amar ninguém.
Se você não se ajudar, não poderá ajudar ninguém.

Uma pessoa com autoestima baixa, em que poderá contribuir?
Dois sacos vazios não param em pé.

É isso que importa, iniciar mais um novo dia.
Fazer desse dele, o seu melhor dia.
Só depende de você.

O sorriso contagia e não lhe custa nada.
Sorria para seus filhos, para sua esposa ou esposo, para seus pais e para todos aqueles que convivem com você.

Se você franzir a testa, você contrairá 60 músculos, mas para sorrir, apenas 16.

Ao menos por economia, sorria sempre!

Pronto!
Você começou o dia com otimismo, sua mente está aberta para tirar tudo que ele possa lhe oferecer de bom.

O positivo sempre estará em todas as suas

ações, basta você querer encontrá-lo.

Procure somente o positivo em tudo que você fizer, deixe de lado o negativo.

Liste suas tarefas de hoje, somente as de hoje, e esqueça as de ontem, elas já são passado.
Deixe para depois as de amanhã, até que ele se torne hoje.

O dia tem vinte e quatro horas, divida-o em três partes:

Oito horas para o sono.

Oito horas para o trabalho.

E oito horas para o seu relax e de sua família.

Tenha tempo para os seus filhos, antes que você necessite do tempo deles.

Tenha tempo para sua esposa ou esposo, para que desfrutem da vida, enquanto vida tiverem, mas não se esqueça de reservar um tempinho para a oração.

Esse é o segredo da vida,
não o guarde com sete chaves, passe-o para todos os amigos, pois só assim, difundiremos pelos quatro cantos do mundo que “a vida é bela e merece ser vivida.”

Esteja sempre com a presença de Deus em sua vida...
“Pois só assim não sobrará tempo para o nosso lado mal.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Tenho aprendido

"Tenho aprendido com o tempo que a felicidade vibra na frequência das coisas mais simples. Que o que amacia a vida, acende o riso, convida a alma pra brincar, são essas imensas coisas pequeninas bordadas com fios de luz no tecido áspero do cotidiano. Como o toque bom do sol quando pousa na pele. A solidão que é encontro. O café da manhã com pão quentinho e sonho compartilhado. A lua quando o olhar é grande. A doçura contente de um cafuné sem pressa. O trabalho que nos erotiza. Os instantes em que repousamos os olhos em olhos amados. O poema que parece que fomos nós que escrevemos. A força da areia molhada sob os pés descalços. O sono relaxado que põe tudo pra dormir. A presença da intimidade legítima. A música que nos faz subir de oitava. A delicadeza desenhada de improviso. O banho bom que reinventa o corpo. O cheiro de terra. O cheiro de chuva. O cheiro do tempero do feijão da infância. O cheiro de quem se gosta. O acorde daquela risada que acorda tudo na gente. Essas coisas. Outras coisas. Todas, simples assim." 

Deus e eu.....

O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesmo compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes um exaltado, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade… sei lá de quê!!! "Senhor!Dá-me a esperança, leva de mim a tristeza e não a entrega a ninguém. Senhor! Planta em meu coração a sementeira do amor e arranca de minha alma as rugas do ódio. Ajuda-me a transformar meus rivais em companheiros, meus companheiros em entes queridos. Dá-me a razão para vencer minhas ilusões. Deus! Conceda-me a força para dominar meus desejos. Fortifica meu olhar para que veja os defeitos de minha alma e venda meus olhos para que eu não cometa os defeitos alheios. Dá-me o sabor de saber perdoar e afasta de mim os desejos de vingança. Ajuda-me a fazer feliz o maior número de possível de seres humanos, para ampliar seus dias risonhos e diminuir suas noites tristonhas. Não me deixe ser um cordeiro perante os fortes e nem um leão diante dos fracos. Imprime em meu coração a tolerância e o perdão e afasta de minha alma o orgulho e a presunção. Deus! Encha meu coração com a divina fé...Faz-me um homem realmente justo

Quando

Quando teus sonhos estão por entre os becos e tua imaginação caiu num buraco. Quando teus passos estão vendados no precipício e tua esperança flutuante já não para mais no teu peito. Quando tudo que sempre se acreditou perde o jeito, passa do ponto e não vira a página e quando tanto que se espera, cansa, pelo fato de ter ficado sentado demais no canto das tuas atitudes. Quando teus suspiros não mais te iludem e os acontecimentos não colaboram. Quando os acasos te esquecem e tuas fugas se alargam até teus silêncios, que fazem um barulho ensurdecedor pela parte de dentro. Quando teu lamento vai, mas já sabe o caminho da volta e todos os incrementos de fora não alcançam tuas necessárias transformações de dentro. Quando não se tem tanto motivo, mas algo te paralisa. Quando não se sente vivo, mesmo quando a poesia verbaliza, quando o caos é teu amigo e precisas tanto da quietude para alimentar os escombros da tua morada. Abraça o tempo, porque teto desabado também revela o sol.

#conselhosdofelipe

Aos gaúchos de todas as querências

GURI

Das roupas velhas do pai queria que a mãe fizesse
Uma mala de garupa e uma bombacha e me desse
Queria boinas e alpargatas e um cachorro companheiro
Pra me ajudar a botar as vacas no meu petiço sogueiro
Hei de ter uma tabuada e o meu livro querer ler
Vou aprender a fazer contas e algum bilhete escrever
Pra que a filha do seu Bento saiba que ela é meu bem querer
E se não for por escrito eu não me animo a dizer
Quero gaita de oito baixos pra ver o ronco que sai
Botas feitio do Alegrete e esporas do Ibirocaí
Lenço vermelho e guaiaca compradas lá no Uruguai
Pra que digam quando eu passe sai igualzito ao pai
E se Deus não achar muito tanta coisa que eu pedi
Não deixe que eu me separe deste rancho onde nasci
Nem me desperte tão cedo do meu sonho de guri
E de lambuja permita que eu nunca saia daqui

O Vento

Meu Amigo o Vento

Meu amigo o vento virá das colinas
Quando amanhecer subirá, ele me despertará novamente
Meu amigo o vento me contará um segredo
Ele compartilha comigo, ele compartilha comigo

Meu amigo o vento virá do norte
Com palavras de amor, ela sussurrou para mim
Meu amigo o vento dirá que ela me ama
E eu apenas, e eu apenas

Eu ouvirei a sua voz e as palavras
Que ele traz de minha Heleni
Docemente como um beijo são as canções do meu amor
Macio como o orvalho é o toque de minha menina
Oh oh oh

Nós compartilharemos um sonho onde eu nunca estou longe de minha Heleni
Azuis são os dias como os olhos do meu amor
Longe das palavras eu vivo com minha menina
Oh, oh, oh

Meu amigo o vento volta para as colinas
E conta que meu amor um dia virá logo
Oh, vento amigável você lhe conta um segredo
Você sabe tão bem, oh você sabe tão bem

Meu amigo o vento virá do norte
Com palavras de amor, ela sussurrou para mim
Meu amigo o vento dirá que ela me ama
E eu apenas, e eu apenas

Eu ouvirei a sua voz e as palavras
Que ele traz de minha Heleni
Docemente como um beijo são as canções do meu amor
Macio como o orvalho é o toque de minha menina
Oh, oh, oh

Nós compartilharemos um sonho onde eu nunca estou longe de Helenimou
Azuis são os dias como os olhos do meu amor
Longe das palavras eu vivo com minha menina
Oh, oh, oh

La la la, minha Heleni
La la la, meu amor
La la la, minha menina

La la la, minha Heleni
La la la, meu amor
La la la, minha menina

Às vezes

Às vezes_

Às vezes,
me dá uma vontade de sair alheio por ai
ser livre sem me pertencer a ninguém
Ser como o vento e as nuvens brancas,
brincar de formar desenhos diversos
no azul infinito do céu.
Ser como pássaro e voar sem rumo, sem rotas
ser a cantilena da chuva caindo no telhado,
ser as águas de cores indefinida e ser o sal do mar
Ser o sorriso puro e inocente de uma criança,
o olhar cansado mas feliz de um idoso que amou demais.
E ser o cupido vendo casais enamorados, caminharem
sorrindo de mãos dadas......

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Como sentir......

Há alturas em que não me sinto deste tempo. Onde
tudo é descartável e fácil. Onde se coloca no lixo
aquilo com o qual não nos apetece lidar. Onde não
é necessário empenharmo-nos no que dá trabalho,
pois do outro lado da rua se encontra com
facilidade uma outra opção disponível e menos
trabalhosa. Que até sorri e é leve e fácil. Não sou
deste tempo onde se acha que se ama, mas assim
que algo treme, se dá um passo atrás e se decide
ir em busca de algo que não nos desnorteie as
ideias. Em sucessão. Buscando, em vão, uma
relação perfeita. Ou que, por e simplesmente, não
nos mace e dê dores de cabeça. Não dando tempo,
sequer, para perceber o que poderia - ou não
resultar. Onde é mais fácil desistir do que persistir.
Decididamente, não sou deste tempo fácil e de
descarte automático. Onde se sente pouco e em
doses controladas. Não sei entrar pela metade de
mim, resguardando o resto para, no caso de correr
mal, os estilhaços não serem por inteiro. Dou-me
sem nunca aprender e não fazendo pagar a quem
chega as atitudes de quem se ausentou. Não sei
mostrar apenas a superfície de mim. Não sei ser
ao de leve. Não sei ser só um bocadinho. Não amo
com facilidade mas, quando amo, amo com tudo
de mim. Amo, não sem espernear, tudo do outro.
No bom e no mau. No fácil e no difícil.
Não sou deste tempo.
E não quero aprender a ser.....
Nunca.....

f.carlotto

Quem sou......

Se alguém perguntar quem sou...
diga que eu sou o poeta, que fala de amor, que fala do vento e se esquece do tempo...
Se alguém perguntar onde vivo,
diga que vivo no coração daqueles que conhecem o amor.
Se alguém perguntar por onde eu ando,
diga que ando pela noite e que nela me aqueço...
Se alguém perguntar onde estou...
diga que estou na poesia, em cada palavra, na lágrima e também no sorriso.
Se alguém perguntar no que eu acredito,
diga que acredito em Deus, e que Ele tudo pode.
Se alguém perguntar se eu sonho diga que eu sonho...
e que sonhos se tornam reais... basta você acreditar!
Se alguém perguntar se eu amo,
diga que sou o homem mais apaixonado do mundo...
Se alguém perguntar onde está a minha voz...
diga que minha voz grita em nome daqueles que não são ouvidos.
Se alguém perguntar meu nome,
diga para me chamar apenas de "poesia"
E se alguém perguntar quem eu sou...
diga que sou apenas alguém que ama!

Amor......quarto ato

Quando se degusta um favo de mel, a cera ainda doce atrai as formigas, assim como seres inocentes sinceros conseguem atrair outras almas amigas, assim somos nós eu e você, sem nos conhecer nos amando de longe, sem a interferência do mal, nesse amor digital manso como a fala do monge. E assim hoje caminha a humanidade, convertendo a distancia com um toque do dedo, já não é segredo o amor a distancia, compactada ou Zippada pela esperança, de um mundo melhor para a humanidade. E o futuro que existe depois do horizonte, seria mais uma fonte de todo esse mel? Que o homem buscou através da Alquimia, e continua buscando até na poesia e que pode estar certo ou de todo errado, nessa busca insana e quiçá sem razão, que a felicidade deixe de ser um estado e seja... Em fim uma grande nação.

A vida.....terceiro ato


Todos nós desejamos ter uma
vida empolgante, interessante
e equilibrada, para isso temos
que amar viver.
E para amar a vida é preciso amar
tudo o que faz parte dela, sem
condições, sem imposições,
simplesmente, respeitando e
honrando as suas leis invisíveis,
sendo conscientes que a perda, o
erro, a queda, fazem, também, parte
desta caminhada pela vida.
A alegria de viver é fundamental para
todos nós em qualquer idade, em
qualquer momento do nosso percurso.

Titãs

Quando não houver esperança, quando não restar nem ilusão, ainda há de haver esperança em cada um de nós algo de uma criança. Enquanto houver sol, enquanto houver sol, ainda haverá!
Quando não houver caminho, mesmo sem amor, sem direção. A sós ninguém está sozinho, é caminhando que se faz o caminho.
Quando não houver desejo, quando não restar nem mesmo dor. Ainda há de haver desejo em cada um de nós a onde Deus colocou. Enquanto houver sol, enquanto houver sol, ainda haverá!

Agradecer


Agradecer...
Deixar que a alma docemente acolha.
Cada benção, que chegou sem escolha.
Tantas vezes, sem entendermos a razão.
Mas o tempo, que voa .
E a vida povoa.
Traz a felicidade e a paz ao coração.
E podemos ver tantas mudanças.
Tantos encantos feitos de esperanças.
Tanto que em nós veio florescer.
O mais lindo e eterno amor.
Deixando cada instante abençoado.
Que a unica coisa que nos resta dizer.
É o inteiro e terno " Muito obrigado."

Pensamentos por Julio Furlaneto

Já perceberam que algumas pessoas evoluem e crescem na vida com tanta facilidade e fluidez, que simplesmente parece incompreensível? Isso se da simplesmente pelo fato de suas atitudes serem coerentes aos seus pensamentos, junto ao seu sistema de crenças.

Outras, também se desenvolvem, mas parecem conquistar tudo através da dor e do sacrifício. Pensamentos e atitudes de uma outra realidade construída.

Não basta escolher conscientemente a realidade que deseja, mas sim, vivência-la como aprendizado diário, para assim, com paciência e atitude, não se tornar refém de suas ações, mas o construtor e principalmente, o reparador dessas.

O maior risco nessa jornada se faz obter algum aprendizado de qualquer forma.

Nunca seja um vaso quebrado

REFLITA 

Era uma vez, num depósito de vasos quebrados… Ninguém se importava com eles. Eles mesmos não se importavam por estar quebrados, ao contrário, quanto mais quebrados ficavam, mais eram respeitados pelos outros. Um dia, por engano, um vaso inteiro foi parar no meio deles, mas, por ser diferente dos demais, ele foi rejeitado. Justo ele, que tinha uma necessidade miserável de ser aceito. Tentou se aproximar dos vasos menos danificados, aqueles que tinham apenas a boca rachada, mas, não deu certo. Depois, tentou se aproximar dos vasos que tinham apenas um pequeno furo, mas, também foi repelido. Tentou uma 3ª vez… Mas também não adiantou. Resolveu, então, arranjar umas brigas, esperando conseguir uma trinca ou, quem sabe, com um pouco de sorte, até um quebrado bacana, mas, naquele lugar, ninguém tinha força bastante para isso. Se algum vaso quisesse se quebrar, tinha que fazer isso sozinho. E foi isso mesmo que ele fez e assim conseguiu o que queria, ser aceito no clube dos vasos quebrados. Mas a felicidade não durou muito porque logo ele começou a se incomodar com outra necessidade: A de ser respeitado pelos demais vasos quebrados. Para isso, teve que ir-se quebrando. E se quebrou em tantos pedaços que voltou ao pó. E assim deixou de ser vaso! É muito comum as pessoas serem influenciadas por outras… Tanto que perdem sua própria identidade. Você mesmo provavelmente tomou alguma decisão influenciado por outras pessoas. E quantas vezes não se arrependeu? Portanto pense… E valorize “o vaso que é”… Seja como for!

O amor por Thais Fernanda

Quando você ama , você passa a acreditar que tudo pode acontecer. Você não mede a distancia. Tudo o que você mais quer, é trazer aquela pessoa pra perto de si. Você quer cuidar, mimar, dar carinho, você sabe que o melhor de você está ali. O seu coração vibra em outra frequência e nada mais justo é você sentir o real e o novo que esta lhe acontecendo. Quando você ama, o medo não existe, você tem segurança, primeiramente em si... e ao lado dessa certeza você vive, e então você viaja numa outra dimensão e faz desse novo mundo o encontro e reencontro de tudo o que a sua alma por muito tempo vinha se desencontrando. Você se contenta, se envolve e então se entrega. Felicidade é pouco para quem esta amando... é uma mistura de júbilo, magia e êxtase. Não existe pouco amor, ou meio amor, quando ele chega é na medida certa. Quando você encontra o verdadeiro amor, você sabe, que o prazer não esta no sexo, o prazer maior está na capacidade e satisfação de você amar e se tornar um ser melhor.

A luz e o escuro

Bem, você só precisa da luz quando está escurecendo. Só sente falta do sol quando começa a nevar. Só sabe que a ama quando a deixa ir. Só sabe que estava bem quando se sente mal. Só odeia a estrada quando sente saudade de casa. Só sabe que a ama quando a deixa ir e você a deixou ir!
Olhando para o fundo do seu copo esperando que um dia você faça um sonho durar porque sonhos chegam devagar e se vão muito rápido!
Você a vê quando fecha seus olhos. Talvez um dia você entenda o porquê de que tudo o que você toca certamente morre.
[...]
Olhando para o teto no escuro, o mesmo velho sentimento de vazio em seu coração porque o amor vem devagar e se vai muito rápido!
Bem, você a vê quando adormece, mas para nunca tocar e nunca manter porque você a amava muito e você mergulhou fundo demais.

Um barco.....Por Dênis Caberlon

Um barco, navegando a esmo pelo desconhecido na imensidão do mar azul, levado pelas velas que adornam com vento que as acariciam vai trôpego em direção qualquer. Em dada posição geográfica, acaba por esbarrar em uma ilha. A Ilha. Desembarco e ancoro o barco. Numa avaliação geral, uma ilha como todas as outras: areia, coqueiros, vendo (bastante vento), pequenos animais que ali alimentam-se buscando abrigo - tendo minha estranha presença no seu constante restaurante. Caminho pela costa tentando entender a sua erupção em meio a tanto mar e até o momento me inspira ser quase um continente pela sua grandeza. Parto a caminhar na direção das árvores fronteiriças e me embrenho no seu interior, descobrindo ainda mais fontes de comida, animais nativos daquela enseada e, ao passo que caminho, vejo quão singular é a sua confecção, distribuição de flora e a complexidade como se forma tal monte, simplesmente gigante e rico (com uma cachoeira particular!) e surpreso, passo mais de dois anos a descobri-la. Em uma nave espacial, qual foguete impulsiona a cápsula ao desconhecido, na escuridão do navegar rumo ao infinito, por conseguinte, um planeta apresenta-se à frente. O Planeta Aterrissar em terras estranhas e diferentes, mais arenosa que as conhecidas praias, mais firmes do que nossas rochas, na leveza da ausência de gravidade. Fico sem ar ao que percebo beleza em assistir o universo a partir de outro prisma. Sem árvores, sem água e sem ar, porém com ímpar beleza na distribuição das cores do seu horizonte matizado pelos ácidos expelidos constantemente dos vulcões que povoam a sua superfície. Passo o resto do ano lunar descobrindo um mundo que daqui onde vivemos, não passa de um ponto brilhante, que ocorre sempre que procuro um escorpião desenhando pontos no céu negro terreno. Das passagens acima, apenas suposições - já que não serviria eu para encarar desafios de tal alcunha. Mas exemplificam de maneira muito completa o que é conhecer alguém. Instigar o desconhecido pessoal para então descobrir e surpreender-se com a capacidade de certas mentes em nos impressionar com tudo que possuem no seu interior, tantos detalhes, cores e sabores que jamais veríamos pela fachada fechada de um óculos, roupas e um tanto de tinta nos cabelos. Minha consideração mais consistente em relação ao que é possível de avaliarmos com certeza é, podermos ser mais completos, perfeitos quando deixamos as portas abertas, quando recebemos desbravadores e visitantes interessados em compreender-nos além da orla, margem da gravidade ou por um vidro côncavo que no máximo de sua possibilidade, aproxima a nossa fachada protegida por tantos filtros e desalinhos. Sei bem que todos tem seu sistema de proteção, seja pelos gases tóxicos de um planeta, pelos animais selvagens que defendem o interior de uma ilha ou ainda, pela carga de aculturação fornecida pelo meio em que vivemos, desde o nascimento. Temos nossos pré-conceitos, temos nossas medidas para manter estranhos distantes, temos armas e garras afiadas para impedir a atração e aproximação de qualquer estranho. Porém, do que vale proteger-se do desconhecido e perder a vida no entorno de nossas realidades pobres? Porque não permitir-se viver, abrir o leque de nossas amizades com a simples ação de deixar-se conhecer, interagir com o novo e tratá-lo como algo a ser descoberto. Poder deste, falar e analisar, ser analisado e claro, acabar com o nosso velho pensamento cheio de cálcicos e desatualizados conceitos sobre o que jamais provamos - como aqueles que dizem não gostar de uma fruto ou iguaria qualquer, porém, sem jamais tê-la provado. Prove a vida e descubra como é melhor conhecer outros ambientes que te façam sair da rotina da sua medíocre eco existência!

domingo, 25 de janeiro de 2015

Minha busca

Amar um amor casto à distância, Enfrentar o inimigo invencível, Tentar quando as forças se esvaem, Alcançar a estrela inatingível: Essa é a minha busca.”

Amar a vida

Todos nós desejamos ter uma
vida empolgante,  interessante
e equilibrada,  para isso temos
que amar viver.
E para amar a vida é preciso amar
tudo o que faz parte dela, sem
condições, sem imposições,
simplesmente, respeitando e
honrando as suas leis invisíveis,
sendo conscientes que a perda, o
erro, a queda, fazem, também, parte
desta caminhada pela vida.
A alegria de viver é fundamental para
todos nós em qualquer idade,  em
qualquer momento do nosso percurso. 

Porque escrevo. .....

Eu falo do amor, eu acredito no amor..
Não vivo no amor que digo
Mas o sinto...
Eu falo da felicidade
de toda alegria e de sua boa vontade..
Mas de esperança sobrevivo.
faço dos meus sonhos canções e poesias...

Não escrevo lamento ou tristeza
mesmo que eu esteja a derramar lágrimas
pois isso não faria me sentir feliz..

Tenho dentro de mim toda a esperança
de vida, um sentir sem fim
mas deixei de me iludir

Escrever foi a única maneira que
encontrei para trazer um pouco de tudo
isso na minha vida.
para dar vida aos meus sentimentos
Porque escrevo com a alma e o coração, 
E tento expressar o amor
que existe dentro de todo ser
E eu acredito que todos o podem viver

sábado, 24 de janeiro de 2015

Corpo e Alma

Somente para aqueles que, antes de tomarem o corpo se apaixonam pela sua "alma"... o amor realmente acontece! Só quem se doa, quem se permite, quem se mergulha sem medo... pode sentir a sua alma sendo invadida por um novo ser, por um sentimento todo novo e completo, o sentimento do amor e assim você reconhece de imediato a sua essência, vivencia, existência e todos os sentimentos do outro são passados de alguma forma para ti. Você começa a o ouvir, mesmo em silêncio, sem palavra alguma, você escuta a sua voz... Sente as suas dores e tristezas como se elas estivessem também acontecendo contigo. Você toca sem nunca ter encostado e o beija (com os olhos), sem nunca ter realmente o beijado. E você sabe que a penetração e entrega entre esses dois corpos não começa (quando acontece), começa bem antes. Você somente será capaz de viver e de sentir um (Amor de Almas) assim quando você deixar de se preocupar, de procurar, de fugir e quando você assumir que tudo o que você precisa e sempre buscou encontrar um dia se encontra ali. Tão perto e ao mesmo tempo tão distante, porém a distância não é confrontada nem mesmo cobrada em momento algum, pois vocês se completam, se entendem e se alimentam, vocês estão entrelaçados, o tempo todo.

Canção por Cirlei Fajardo

Canção...

Uma linda voz... 
Uma linda melodia...
Um lindo sorriso...
Cada canção é um momento...
uma reflexão...
uma viagem ao desconhecido...
mundos por onde jamais passaremos
onde seremos simples viajantes...
aprendizes de nós mesmos...
e de nota em nota...
fazemos destes momentos
uma pequena sinfonia... 
onde artista e arte se entrelaçam conosco
em forma de uma bela canção...
que viaja e navega por todos os nossos espaços...
novamente o poeta está presente musicalmente...
do si ao dó e vice versa...
o mundo seria muito silencioso sem a música...
que vence barreiras...
distâncias...
fronteiras...
não precisa de tradutores...
somente ouvidos e vontade de ouvir...
o tempo é infinito...
porque o ontem se mistura ao hoje e ao amanhã...
um ciclo sem fim...
onde todos estamos e fazemos parte dele...
a busca de respostas que respostas não terão...
serão eternamente perguntas...
que cada qual terá a seu tempo
as respostas que precisarão...
ou não...  
e o vento as levará...
muito... muito longe...
e que sabe aonde chegará... 
quem as ouvirá...
quais ouvidos estarão disponíveis...
que coração necessitará delas...
que vida atingirá... e quem sabe... mudará...
que nome ou que rosto terão...
será um sorriso aberto e largo...
ou não terá sorriso algum...
e o que falar do brilho do olhar...
brilhará mais intensamente ao ouvir a canção?
Não sei... 
Não tenho as respostas...
Só tenho a canção
e o esse momento...

Coleção Minhas Poesias
by Cirlei Fajardo

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Pedras e flores


As pessoas são muito reativas: costumam retribuir exatamente aquilo que recebem. Retribuem o bem com o bem, e o mal com o mal. Mas tu, para seres imensamente feliz, procederás diferente:

Retribua com flores a todas as pedras que te atirarem.

Haverá um momento em que as pedras de teus inimigos acabarão, e assim eles só poderão atirar em você as próprias flores que receberam de ti.

Carinho

Um carinho envolve o meu coração
Sinto que é você, falando pra mim
Sussurrando

Quente entre os dentes, letras tão gentis
Até vou acordar, pra não esquecer
Palavras

Que eu sei de cor por ter você
Por querer e merecer
Enquanto o sono é pouco e o sonho é bom
Eu entendo essa canção

Hum, hum, hum...
Hum, hum, hum...

Olho semi aberto escuto da janela
A cidade acordar mas dentro do quarto
Escuto

Você que como um anjo ensina ao respirar
Desse jeito mansinho e halito doce
Entregue

A amar e ao me abraçar
Me apaixono ainda mais
Mas se não me levantar e escrever
De manhã não vou lembrar

E a amar e ao me abraçar
Me apaixono ainda mais
Mas se não me levantar e escrever
De manhã não vou lembrar, eu sei.

Sem você. ......

Eu não existo sem você

Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim
Que nada nesse mundo levará você de mim
Eu sei e você sabe que a distância não existe
Que todo grande amor
Só é bem grande se for triste
Por isso, meu amor
Não tenha medo de sofrer
Que todos os caminhos
Me encaminham pra você

Assim como o oceano
Só é belo com luar
Assim como a canção
Só tem razão se se cantar
Assim como uma nuvem
Só acontece se chover
Assim como o poeta
Só é grande se sofrer
Assim como viver
Sem ter amor não é viver
Não há você sem mim
Eu não existo sem você ...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Ser fiel a si mesmo

Ser fiel a si mesmo, cuidar bem de si mesmo e ouvir a sua intuição são pré-requisitos para ancorar a energia do amor na Terra. É isto que a sua alma quer para você. Sempre que você deixa os outros fugirem com a sua energia, ou doa demais de si mesmo por medo ou necessidade de controle, uma parte da sua luz se exaure e você tem que se recuperar e se curar emocionalmente para restabelecer seu equilíbrio natural e sua vitalidade. Observe como isto acontece no seu dia-a-dia.

Quando você está preocupado com outras pessoas, com a forma com que elas o percebem ou com um meio de ajudá-las, e os seus pensamentos ficam girando em círculos, e as mesmas emoções ficam se repetindo, então é porque você caiu na rotina do medo e do controle.

Com freqüência você tende a desistir da sua energia porque pensa que está melhorando as coisas ao ajudar pessoas ou ao resolver um problema delas. Mas, preste atenção: a sua contribuição realmente é útil à solução do problema ou ela confirma e assim perpetua o problema? Pergunte a si mesmo se você não está realmente servindo a um ídolo, em vez de servir à sua própria luz interior.

Então vamos viver....Charlie Brown Jr

Um dia na praia a gente jurou
Ficar junto pra sempre
Depois tudo mudou
Eram portas abertas que depois se fecharam
O tempo passou e as coisas mudaram
Separaram a gente
As circunstâncias e as coisas
(As circunstâncias e as coisas)

Então vamos viver
E um dia a gente se encontra
Então vamos viver
E um dia a gente se encontra

Então vamos viver
E um dia a gente se encontra
Então vamos viver
E um dia a gente se encontra

Ruas desertas, conflitos internos
Vivendo um sonho que não é só meu
Saudade de casa
Que grande ironia
Meu tempo agora não é mais só meu
E você não entende
A ação do tempo e as coisas
As circunstâncias e as coisas

Então vamos viver
E um dia a gente se encontra
Então vamos viver
E um dia a gente se encontra

Então vamos viver
E um dia a gente se encontra
Então vamos viver
E um dia a gente se encontra

A liberdade é essencial pra mim
Felicidade é essencial pra mim
Se quem eu amo tem amor por mim
Eu sei que ainda estamos longe do fim

Então vamos viver
E um dia a gente se encontra
Então vamos viver
E um dia a gente se encontra

Então vamos viver
E um dia a gente se encontra
Então vamos viver
E um dia a gente se encontra

Compositor: Charlie Browm Jr.

Relacionamentos

Uma das missões que todos temos nessa vida é aprender e crescer através dos relacionamentos. E normalmente é um dos aprendizados mais difíceis, pois geramos expectativas, damos muito poder ao externo, ao outro e não conseguimos entendê-lo. 
Tudo isso, porque não nos conhecemos de verdade, não podendo, portanto, conhecer nem entender a ninguém mais.

Autoconhecimento é o único foco de atenção que precisamos no início, para só depois, termos condições de conhecer outra pessoa e não exigir dela, mais do que é capaz de dar. 
Viver na ilusão de quem somos faz com que vejamos os outros, também, através de uma ótica iludida!
 
A sucessão de expectativas iludidas, e consequente frustração, termina por esgotar nossa energia e nos dá medo de tentar outra vez e tornar a errar. 
Mas é com nossos erros que podemos aprender. Porém o aprendizado precisa ser dirigido para nossa forma de comportamento e pensamento. 

PADRÕES DE COBRANÇA
Precisamos estar atentos aos nossos padrões de cobrança e exigência. Para isso, precisamos prestar atenção se não estamos nos fazendo de vítimas ou jogando a responsabilidade de nossa vida nas mãos de alguém, o que seria obviamente um peso insuportável e impossível, pois nossa vida é somente nossa responsabilidade.
Precisamos perceber se não estamos exigindo que os outros sejam e pensem exatamente como nós, e precisamos perceber o quanto isso é absurdo, pois esse mundo cresce através das trocas, das diferenças e cada um de nós tem sempre algo a ensinar e algo a aprender. 
Nós crescemos através dos relacionamentos! E precisamos respeitar as diferenças, pois sem elas não temos possibilidades de crescer! Cada pessoa é única e diferente em sua forma, talentos, pensamentos, sentimentos e alma. Todos nós temos qualidades e defeitos. Pretender modificar o outro para que se encaixe em nossos padrões pode ser o pior caminho para o amor! Enxergar o bom, as qualidades do outro, tirar o foco do que temos em nossa mente e reconhecer a pessoa que está conosco, assim como desejamos ser reconhecidos e respeitados. 

DISPONIBILIDADE E ENTREGA 
Precisamos também perceber, o quanto estamos realmente dispostos de verdade a nos entregar aos sentimentos, pois às vezes nos distanciamos, lutamos contra os sentimentos por medo, e passamos uma vida inteira nos sentindo solitários e vazios. 
Sem percebermos, podemos estar criando barreiras e nos distanciando da experiência de amar por medo de sermos magoados. Porém, esse afastamento sempre será sentido, percebido pelo parceiro que também pode se fechar ou afastar-se. Afinal, as pessoas se aproximam para se relacionarem de verdade! E não para serem dois estranhos dentro de uma relação. 
Desejamos que nossos parceiros sejam, acima de tudo, nossos companheiros e amigos! Uma pessoa na qual podemos confiar e compartilhar nossos bons e maus momentos. Juntos e inteiros na relação!

SABER CUIDAR DE NÓS PARA SABERMOS CUIDAR DO RELACIONAMENTO

Ao percebermos que temos alguma dificuldade para nos relacionar, precisamos procurar aprender essa lição e nos abrir a mudança positiva! Só nós mesmos é quem temos o poder de escolha e o poder de autotransformação.
Assuma o poder que tem sobre sua vida, seus pensamentos, sentimentos e ações! Decida que não permite mais que nada que aconteça fora de seu mundo interior, interfira negativamente em sua vida! Vigie os pensamentos negativos e procure transformá-los em aprendizado positivo. Só você poderá fazer isso por si. 
 Cuide de si! Descubra algo que te incentive, algo que tem vontade de fazer, mas que andou protelando. 
Respire fundo e deixe a vida entrar e fluir por todo o seu ser! 
Realmente não temos o poder de mudar os outros, caso não queiram, mas a nós mesmos temos todo o poder de mudar, e assim, mudando nossas atitudes e forma de enxergar os outros, acabamos fazendo com que os outros mudem também, ao menos em relação a nós 

Eu Te Admiro Mulher 

Eu te admiro mulher,
nada te supera ou substitui
pois o sangue que do teu corpo flui,
é o verdadeiro apelo do amor.

Eu te admiro mulher,
em toda a sua anatomia
perfeita com só a luz do dia,
sempre imitada, jamais igualada.

Eu te admiro mulher,
mesmo que seja por sua vaidade
a mim não importa a sua idade,
desde que saibas me cativar.

Eu te admiro mulher,
que até na sua simplicidade
mostra toda sua feminilidade,
e nos dá o prazer da conquista.

Eu te admiro mulher,
por ser do amor a deusa consagrada
verdadeira costela que nos foi retirada,
por Deus Pai Nosso Criador.

Eu te admiro mulher,
e por ser homem eu te cobiço,
se assim não fosse seria um omisso,
diante do que a natureza nos deu.

Eu te admiro mulher,
e por ser assim seguirei te admirando,
mesmo que ao final dos meus dias
eu os termine lamentando,
por não ter tido o seu amor.

Em busca da Felicidade por Dênis Caberlon

Algumas pessoas questionam como outras podem ser tão felizes, como conseguem encarar e resolver problemas com a facilidade que se corta queijo quente. Outras pessoas estranham a tristeza por outro lado, por desconhecer e considerar inoportuno, impróprio e desconfortável sentir-se triste, como se estivesse sujo, precisando de um banho. Já ouvi dizer que o "estado de espírito" (ânimo, temperamento, disposição - enfim, este conjunto de traços que caracterizam as ações e reações do indivíduo), é uma questão de sugestão e que "depende do dia". Discordo - com ressalvas... Somos sim, influenciados pela sugestão externa, resultado de uma sequência trágica de fatores que acabam por atingir-nos com notícias inesperadas e negativas, pessoas que descarregam problemas sobre nossa pleura de modo desmedido, assim como o natural resultado sistêmico de fatores que irrompem do somatório de ações e reações da sociedade e do meio em que vivemos. Preconcebidamente somos um resultado, a partir do pressuposto que nossos pais agiram, intercederam e influenciaram no fato de hoje estarmos aqui, interagindo. Porém, não somos completamente influência e resultado, afinal pensamos, somos todos dotados do DOM do livre arbítrio (palavra complexa até mesmo para ser escrita - quanto mais interpretada) e por tal, fazemos parte do conjunto de influências que agem sobre todos aqueles com quem convivemos. O tal dom complexo acima nos garante porém, decidir o que vai ou não afetar-nos, a importância que daremos a determinado fato e claro, a maneira como absorveremos os impactos do inesperado e do imprevisto. Uma vez expostos os pontos e as vírgulas, cito a mim mesmo (mas que egocêntrico!) - na verdade não posso me trair ou contradizer... mas enfim, segue: "Alegria: -O grandioso regozijo da alma, impulsionado pela conquista, vitória ou alcançar de um objetivo. Entusiasmo composto pela emoção, fácil de encontrá-la entre pessoas de sucesso, com objetivos alcançados, ou senão, que caminham passo a passo em busca de uma realização, exultando o alcance de cada etapa de seu caminhar sem a desistência ou cansaço dentre os percalços de uma estrada." Pronto! O Ser alegre passa muito mais a ter nosso cunho de responsabilidade a partir do momento em que tomamos rédias de nossas vidas, amamos mais à nós mesmos com respeito próprio, seguido de amor e consideração relacionada ao nosso esforço. Poxa, se temos todo este poder (e todos temos), como e por qual motivo não conseguimos ser felizes? Vivemos às sombras de nossos algozes, rastejando em busca de carinho e aceitação, tornando falsas nossas vidas e mesmo os sorrisos das fotos que relevas (no sentido do verbo de apresentá-las, pois revelar uma fotografia faz tempo né?). A grande verdade é que somos escravos de toda a influência externa, que, em um mundo globalizado, informatizado e digitalmente comunitário, torna ainda mais claros os tons de cinza que compõe o nosso auto retrato. E se eu assumir que esta realidade e, senão, esta postura, é uma simples e completa questão de opção, de decidir e deixar-se influenciar por mensagens subliminares negativas ao invés da positividade? E mais, digo ainda que, nossos olhos acostumam-se a não ver - pela natural tendência preguiçosa do cérebro de gravar e reutilizar cenas e fatos, assim como reações, fazendo com que tenhamos a mesma resposta automática sempre que nos deparamos com um problema, uma dificuldade ou um obstáculo qualquer? Claro que eu não estou aqui para criar uma revolucionária teoria relacionada a felicidade, tornar este sentimento tão bom em uma forma matemática e lógica, mas sim que, o exercício do otimismo e de buscar ver o "lado bom da vida", sim, traz mais tranquilidade, mais sorrisos, aproxima pessoas e deixa todos os relacionamentos mais leves e divertidos. Creio que há um momento e uma pessoa certa para ouvir lamentações, aconselhar e ser o "ombro amigo" para as dificuldades da nossa rotina - dado o fato de que elas sempre existirão e temperam a nossa vida - mas que não sejam sempre e constantes, até porque, o problema resolve-se a seu tempo, como os nós em um barbante: dos mais complexos, dê mais tempo, para os mais simples, dedique-se e desfaça-os! Mas jamais corte a corda, jamais vilipendie-se por algo que parece ser irredutível, pois nada o é - eu garanto! Concluo mais este desafio pessoal, convidando a todos para que, frente a um problema, busque uma atitude positiva e não permita que esta ou aquela dificuldade afete o seu dia. Afinal de contas, um dia de nossas vidas vale muito para ser enterrado com um problema que, ali no breve futuro, estarás rindo de seu desespero ou preocupação, considerando-se talvez, arrependido pelo sofrimento desnecessário - quem aqui meu amigo já não? Crie sua própria fórmula da felicidade e aproveite!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Relações

Hoje em dia as pessoas fazem contratos
pré-nupciais,  discutem tudo de antemão.
Fazem planos e por mínima merdinha
entram  "em dialogo".
O amor passou a ser passível de ser
combinado.
Os amantes tornaram-se sócios.
Reúnem-se,  discutem problemas, tomam
decisões.
O amor transformou-se numa variante
psico-socio-bio-ecologica da camaradagem.
A paixão,  que deveria ser desmedida, é na
medida do possível.
O amor tornou-se uma questão prática.
O resultado é que as pessoas em vez de se
apaixonarem de verdade,  ficam praticamente
apaixonadas.

Lição

O Mundo da Voltas “O mundo é um grande espelho. Ele reflete de volta o que você é. Se você é carinhoso, se você é bondoso, se você é prestativo, o mundo se mostrará carinhos..

Noiva traída faz surpresa para família e convidados. Era um enorme casamento com cerca de 300 convidados. Depois do casamento, durante o brinde, a noiva levantou-se, foi até ao palco e pegou o microfone. Disse que queria agradecer a todos por terem vindo, muitos de tão longe, para assistir ao seu casamento. E agradeceu especialmente ao seu novo sogro por ter permitido que se realizasse uma festa tão grande e espetacular. De forma a retribuir os presentes que receberam dos convidados, disse que queria oferecer a todos um presente especial, mas só da parte dela. Pediu então que todos abrissem os envelopes que estavam colados com fita adesiva debaixo das cadeiras. Todo mundo ficou com aquele ar de "que coisa original!" "que ideia bonita", até que se abriram os envelopes. Dentro deles estavam duas fotografias do novo traindo a mulher em flagrante com a madrinha de casamento. A noiva ficou observando a reação de todos os convidados durante alguns minutos. Depois virou-se para a madrinha de casamento e para o noivo, e disse: "DESFRUTEM! A FESTA É DE VOCÊS!" E então se retirou dali, deixando a multidão chocada. A noiva tinha suspeitado da relação dos dois umas semanas antes do casamento, e contratou um detetive para segui-los, confirmando suas suspeitas de traição. O casamento foi anulado dois dias após a cerimonia. Ela não acabou com o casamento imediatamente após descobrir a traição: deixou as coisas seguirem adianta como se nada tivesse acontecido. Fez com que o noivo pagasse mais de 25.000 euros por um casamento para mais de 300 convidados. Fez também com que todos ficassem sabendo exatamente como que as coisas aconteceram, pois se a cerimonia tivesse sido cancelada, a família do noivo provavelmente só iria saber da versão que ele lhes contasse. Acabou ainda com a reputação do noivo e da madrinha de casamento em frente a todos os seus amigos e familiares. Por outras palavras: Foi traída antes do casamento, num momento em que alguém jamais merece ser traído, mas vingou-se a altura. Essa estória ou História, esta rolando pela net, não se sabe se é verdadeira ou não, mas que é uma ótima vingança isso é.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Amizade

Aos meus amigos e amigas virtuais ou não ....                                           
Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. 
Não percebem o amor que lhes devoto
e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, 
eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, 
enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, 
que tivessem morrido todos os meus amores, 
mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos ! 
Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos 
e o quanto minha vida depende de suas existências
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. 
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. 
Mas, porque não os procuro com assiduidade, 
não posso lhes dizer o quanto gosto deles. 
Eles não iriam acreditar. 
Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem
que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. 
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, 
embora não declare e não os procure. 
E às vezes, quando os procuro, 
noto que eles não tem noção de como me são necessários,
de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, 
porque eles fazem parte do mundo que eu, 
tremulamente, construí,
e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.
Se todos eles morrerem, eu desabo!
Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
E me envergonho, porque essa minha prece é, 
em síntese, dirigida ao meu bem estar. 
Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos,
cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim,
compartilhando daquele prazer ...
Se alguma coisa me consome e me envelhece 
é que a roda furiosa da vida 
não me permite ter sempre ao meu lado,
morando comigo, andando comigo, 
falando comigo, vivendo comigo, 
todos os meus amigos, e, principalmente, 
os que só desconfiam 
- ou talvez nunca vão saber -
que são meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os

Sobre escrever

 "Se eu fosse escrever o que penso sobre os meus sonhos, com certeza teria escrito as mesmas palavras daquele que viveu um grande sonho."

E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde.
Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de"amigo".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida". 
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma tênue luz no presente. 
Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade.
E desde aquele dia já não durmo para descansar... simplesmente durmo para sonhar.


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Dor alheia

 meus amigos!!

Quantas vezes julgamos a dor do próximo e nem sabemos a imensidão dessa dor. Somente quem sente essa dor pode avaliar o estrago que ela pode causar. 
No dia de hoje trago uma mensagem para refletirmos sobre as dores da alma.
Reflitam!!
As dores da alma não deixam recados, imprimem uma sentença que perdura pelos anos.

Um amor que acabou mal resolvido, um emprego que se perdeu inexplicavelmente,um casamento quemal começou e já terminou, uma amizade que acabou com traição, tudo vai deixando sinais, marcas profundas...

Precisamos trabalhar as dores da alma, para que sirvam apenas de aprendizado, extraindo delas a capacidade de nos fortalecermos, aprendendo que o melhor de nós, ainda está em nós mesmos, que amando-nos incondicionalmente, descobrimos a auto-estima, que se deixarmos seguir o caminho da dor e da lamentação, iremos buraco abaixo no caminho da depressão.

As dores da alma não saem no jornal, não viram capa de revista, e só quem sente, pode avaliar o estrago que elas causam.

Como não existe vacina para amores mal resolvidos, nem para decepções diárias, o que vale é a prevenção, então: ame-se para amar e ser verdadeiramente amado, sorria para que o mundo seja mais gentil, dedique-se, para que as falhas sejam pequenas, não se compare a ninguém, você é único, repare nas pequenas coisas, mas cuidado com as grandes que as vezes estão bem diante do nosso nariz e não enxergamos.

Sonhe, pois o sonho é o combustível da realização, tenha amigos e seja o melhor amigo de todos, apaixone-se pela vida e por tudo o que é seu, acredite em seu poder de sedução, estimule-se, contagie o mundo com o seu melhor, creia em Deus, pois sem Ele não há razão em nada, e tenha sempre a absoluta certeza de que, depois da forte tempestade, o arco-íris vai surgir e o sol vai brilhar ainda mais forte.
Eu acredito em você!
Caros amigos!! Somente você pode curar as dores da sua alma, não importa se elas durem algum tempo, mas se ajude, ame-se, cuide-se, o melhor de nós está em nós mesmos. Não espere que tudo ao seu redor mude, faça a sua mudança por uma vida melhor e seja feliz, desta forma fazendo o sol brilhar ainda mais forte!!

Hoje

Só Por Hoje...
Só por hoje respeitarei os meus próprios limites e os
limites dos outros.
Só por hoje serei vulnerável com alguém que eu confio.
Só por hoje eu receberei um elogio e o manterei em meu
coração muito mais que por um momento passageiro.
Eu deixarei isto me nutrir.
Só por hoje eu agirei do modo que eu admiro em outra pessoa.
Eu serei uma pessoa preciosa.
Eu serei uma pessoa que vale a pena.
Eu serei bonito por dentro e por fora.
Eu me amarei incondicionalmente.
Eu me permitirei um amplo tempo de lazer sem me sentir culpado.
Eu merecerei ser amado por mim mesmo e pelos outros.
Eu serei amado porque eu mereço amor.
Eu serei um filho de Deus, da maneira como O concebo e merecerei amor, paz, prosperidade e serenidade. Eu me perdoarei por ferir a mim mesmo e a outros.
Eu me perdoarei por permitir que os outros me firam.
Eu me perdoarei por aceitar sexo quando quero amor.
Eu estarei disposto a aceitar amor.
Eu não estarei só, eu estarei unido com Deus e com o Universo.
Eu estarei inteiro e bem.
Eu serei capaz de mudar.
A dor que eu poderia sentir me lembrando não pode ser pior que a dor que eu sinto conhecendo e não me lembrando.
Eu sou o problemas mas também sou a solução.
Eu sou o suficiente.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Coisa da vida

Coisas da Vida Que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isto. Que levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la. Aprendi que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam. Que as circunstâncias e o ambiente têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Que ou você controla seus atos, ou eles o controlarão. Aprendi que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Que paciência requer muita prática. Que existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso. Que algumas vezes a pessoa que você pensa que vai lhe dar o golpe mortal quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Que só porque uma pessoa não o ama como você quer, não significa que ela não o ame com tudo o que p ode. Que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens: seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém. Na maioria das vezes você tem que perdoar a si mesmo. Que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido; o mundo não pára, esperando que você o conserte.

Podemos...

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança

Anjos

Anjos do Céu  As ondas são anjos que dormem no mar, Que tremem, palpitam, banhados de luz... São anjos que dormem, a rir e sonhar E em leito d'escuma revolvem-se nus! E quando de noite vem pálida a lua Seus raios incertos tremer, pratear, E a trança luzente da nuvem flutua, As ondas são anjos que dormem no mar! Que dormem, que sonham- e o vento dos céus Vem tépido à noite nos seios beijar! São meigos anjinhos, são filhos de Deus, Que ao fresco se embalam do seio do mar! E quando nas águas os ventos suspiram, São puros fervores de ventos e mar: São beijos que queimam... e as noites deliram, E os pobres anjinhos estão a chorar! Ai! quando tu sentes dos mares na flor Os ventos e vagas gemer, palpitar, Por que não consentes, num beijo de amor Que eu diga-te os sonhos dos anjos do mar?

Anjos

Anjos do Céu  As ondas são anjos que dormem no mar, Que tremem, palpitam, banhados de luz... São anjos que dormem, a rir e sonhar E em leito d'escuma revolvem-se nus! E quando de noite vem pálida a lua Seus raios incertos tremer, pratear, E a trança luzente da nuvem flutua, As ondas são anjos que dormem no mar! Que dormem, que sonham- e o vento dos céus Vem tépido à noite nos seios beijar! São meigos anjinhos, são filhos de Deus, Que ao fresco se embalam do seio do mar! E quando nas águas os ventos suspiram, São puros fervores de ventos e mar: São beijos que queimam... e as noites deliram, E os pobres anjinhos estão a chorar! Ai! quando tu sentes dos mares na flor Os ventos e vagas gemer, palpitar, Por que não consentes, num beijo de amor Que eu diga-te os sonhos dos anjos do mar?

Podemos...

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança

Coisa da vida

Coisas da Vida Que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isto. Que levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la. Aprendi que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam. Que as circunstâncias e o ambiente têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Que ou você controla seus atos, ou eles o controlarão. Aprendi que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Que paciência requer muita prática. Que existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso. Que algumas vezes a pessoa que você pensa que vai lhe dar o golpe mortal quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Que só porque uma pessoa não o ama como você quer, não significa que ela não o ame com tudo o que p ode. Que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens: seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém. Na maioria das vezes você tem que perdoar a si mesmo. Que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido; o mundo não pára, esperando que você o conserte.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Gotas

            Gotas...

            Os golpes certeiros do podão foram momentaneamente interrompidos. Enquanto enxugava o suor do rosto com o mangote, olhava o céu.
            Não via nuvem alguma, apenas um sol incandescente.
            Veio-lhe a mente imagens da infância, quando brincava na chuva.
            O futebol no campinho de terra encharcada, corrida de barquinho na enxurrada, a piscina improvisada com o vazamento do reservatório que com a chuva transbordava.
            Agora a única gota que sentia era a do suor que brotava de seu corpo.
            Enquanto a lima deslizava por sobre o fio do facão, num gesto quase automático, seus olhos ainda observava o céu.
           Azul. Apenas manchado pela fumaça ao longe no horizonte. Fumaça que ganhava o céu expelida pela grande usina.
           Como um sinal de fumaça era vista ao longe. Que mensagem ela transmitiria?
           Talvez ele nunca entendesse. Afinal, era apenas um cortador de cana. Filho de Ogum. mestre no podão.
           Mas se o sol não fosse tão ofuscante, se sua visão fosse boa o bastante. Talvez ele até pudesse ver além do sinal de fumaça.
           Lá, perto da fumaça, outro ser também observava o céu. Também pensava na infância.
           Recordava de um tempo, quando o chão ali não era tão duro e doce.
           Fechava os olhos, e podia até sentir o toque da grama em seus pés pequenos e descalços.
           Desde pequena, observava as pessoas que ali viviam.
           Como formigas elas buscavam e depositavam os grãos de açúcar em um único monte.
            De grão em grão, uma pedra. De pedra em pedra, uma grande rocha.
            E sobre a rocha fora edificado um castelo. Um castelo de cristal.
            E o castelo de cristal abrigava e protegia, os seus nobres, súditos e vassalos.
            Esse era seu mundo. Um mundo cristalizado e duro.
            Em sua mente, acostumada a um mundo feito de açúcar, a única doçura que ela conhecia provinha do chão que ficava sob seus pés.
            Doçura essa que ela nunca experimentaria, pois era uma nobre, nunca se curvaria.
            Então lá ela ficava ereta em frente à janela de seu castelo. Nem ao menos podia chorar, pois ela em sua ingenuidade achava que uma gota apenas, poderia estragar o seu mundo perfeito.
            Apenas e somente observava ao longe. Um outro mundo. Um mundo que ela jamais compreenderia, ou participaria.
            Talvez o seu maior sonho, estivesse aliado ao seu maior medo.
            Que era brincar na chuva também.
            
               
             
           
            

 
             
           
            

 

Tempo.....

Só o Tempo
Quem pode dizer aonde vai a estrada?
Para onde vão os dias?
Só o tempo

E quem pode dizer se o seu amor crescerá
Conforme seu coração escolher?
Só o tempo

Quem pode dizer porque seu coração suspira
Conforme seu amor mente?
Só o tempo

E quem pode dizer porque seu coração chora
Quando seu amor morre?
Só o tempo

Quem pode dizer quando os caminhos se cruzam
Que o amor deve estar
Em seu coração?

E quem pode dizer quando o dia termina
Se a noite guarda todo o seu coração?
Se a noite guarda todo o seu coração

Quem pode dizer se o seu amor crescerá
Conforme seu coração quiser?
Só o tempo

E quem pode dizer aonde vai a estrada?
Para onde vão os dias?
Só o tempo

Quem sabe?
Só o tempo

Quem sabe?
Só o tempo

Era uma vez

Era uma vez.....um homem que queria aprender a amar incondicionalmente. Procurou um grande e afamado mestre e pediu que o mestre o ensinasse a amar tudo e todos sem condições. O mestre então o colocou diante de uma bela roseira e disse: "Ame essa roseira!" O homem achou fácil amar a roseira, pois era bela e suas flores perfumadas. Em poucos segundos estava envolto por uma onda de amor.
O mestre então o retirou dali e mandou que se sentasse diante de um graveto seco e disse:" Ame esse graveto!"
O homem teve um pouco mais de dificuldade dessa vez, mas começou a buscar beleza no graveto, em sua cor, nos pequenos insetos que andavam pelo graveto e passado algum tempo o homem conseguiu sentir uma onda de amor. Menor do que sentiu pela roseira, mas havia amor. Feliz foi até o mestre com a noticia, ao que o mestre disse:”Agora feche os olhos e ame!” .
O homem confuso perguntou: “Amar o que, mestre?”
“Apenas sinta o amor!”- respondeu o mestre.
O homem fechou os olhos e começou a buscar imagens em sua mente para amar. De repente o mestre o interrompeu: “Pare! O que fazes?”
“Estou buscando coisas para amar, mestre!” - respondeu o homem.
O mestre então sentou-se ao lado do homem e disse:
“ Enquanto buscares objetos ou pessoas que lhe despertem amor não estará amando de fato! O verdadeiro amor é gerado dentro de você, a partir de si mesmo e então é projetado para fora. E sendo assim, não importa o objeto ou pessoa que esteja na sua frente ou em sua mente, pois poderá projetar seu amor a tudo e todos.”
E o homem entendeu enfim, o que era amar incondicionalmente.
Não há nada lá fora que mereça ou não o nosso amor. Só há o "nosso amor" que é sempre projetado. Enquanto esse estado amoroso não for encontrado, as pessoas vão sempre procurar "lá fora" o que lhes dê alegria ou satisfação e continuarão buscando outras pessoas "que as façam" felizes.
Mas o amor estará somente num único lugar possível: Em si mesmas.

Se alguém....


SE ALGUÉM TE PROCURAR. . .

Com frio... É porque você tem o cobertor.

Com alegria... É porque você tem o sorriso acolhedor.

Com lágrimas... É porque você tem o conforto.

Com versos... É porque você tem a música.

Com dor... É porque você tem a possibilidade de aliviá-la. 

Com palavras... É porque você tem a capacidade de ouvir. 

Com fome... É porque você tem o alimento.

Com beijos... É porque você tem o mel.

Com dúvidas... É porque você tem o caminho.

Com orquestras... É porque você tem a festa.

Com desânimo... É porque você tem o estimulo.

Com fantasias... É porque você tem a realidade.

Com desespero... É porque você tem a Serenidade.

Com entusiasmo... É porque você tem o brilho.

Com segredos... É porque você tem a cumplicidade.

Com tumulto... É porque você tem a paz de espírito.

Com confiança... É porque você tem a segurança.

Com medo... É porque você tem o AMOR!!!

Ninguém chega até NÓS por acaso...

Em TUDO há o propósito de Deus! 

Pensemos nisso!

Flor rara

"O amor é uma flor rara. Ele só acontece às vezes. Milhões e milhões de pessoas vivem na falsa atitude de que amam. Elas acreditam que amam, mas isso é só uma crença.

O amor é uma flor rara. Às vezes ele acontece. É raro porque só pode acontecer quando não existe medo, nunca antes disso.

Isso significa que o amor só pode acontecer a uma pessoa profundamente espiritualizada, religiosa. O sexo é possível para todos. A familiaridade é possível para todos. Não o amor.

Quando você não tem medo, não há o que esconder; então você pode se abrir, pode pôr abaixo todas as fronteiras. E então pode convidar o outro a tocar a sua essência.

E, lembre-se, se você deixa que alguém o toque profundamente, o outro também deixará que você o toque, pois, quando deixa que alguém o toque, você inspira confiança.

Quando você não tem medo, o medo da outra pessoa também desaparece.

No amor de vocês, o medo está sempre presente. O marido teme a mulher, a mulher teme o marido. As pessoas que se amam sempre têm medo uma da oura. Então não é amor. É só um arranjo entre duas pessoas medrosas, que dependem uma da outra, brigam, exploram-se, manipulam, controlam, dominam, possuem uma a outra — mas não é amor.

Se você conseguir deixar que o amor aconteça, não precisará de prece, não precisará de meditação, não precisará de igreja nenhuma, de templo nenhum. Se amar, você pode se esquecer completamente de tudo, porque, por meio do amor, tudo terá acontecido a você: meditação, prece, existência, tudo terá acontecido a você.

É isso que Jesus quis dizer quando falou que Deus é amor. Mas o amor é difícil. O medo tem que ser superado. E é isto que é estranho, vocês têm tanto medo e, ao mesmo tempo, não têm nada a perder."

Coração. ....

Um pedacinho do seu coração é meu, é meu, é meu
Um pedacinho do meu coração é seu, é seu, é seu

Vou pintar um coração na sua rua
Com seu nome e o meu
Se quiser te dou todo brilho da Lua
Presente meu
Acho que no dia que você nasceu
Os anjos foram ver o rosto seu
Por isso você é tão linda
Primeiro beijo que você me deu
Parece que foi um sonho meu
Tanto tempo e eu gosto dele ainda
Só porque...

Um pedacinho do seu coração é meu, é meu, é meu
Um pedacinho do meu coração é seu...

Vou dizer o quanto eu gosto de te gostar
Some as gotas de água do mar
Com todas estrelas do céu
Deve ser amor gostar assim
Só vejo você se olho pra mim
Meu sorriso depende do seu
Só por que...

Ventos.....

Como folha seca ao vento, desci nas mãos do tempo
Sem caminho certo eu vou seguindo assim, sozinho
Já cansado de te procurar, dá pra perceber em meu olhar
Eu não encontro seu rosto em meio à multidão
É só desilusão, preciso te encontrar
Olhar em seu olhar, pra você me entregar a minha vida
Todo meu mundo!

Tô procurando você que com certeza já nasceu pra mim
Eu sei que vou te encontrar por onde for eu vou até o fim
Eu continuo em busca deste amor pra me fazer feliz
E a solidão do meu peito eu vou tirar, é o que eu sempre quis
Te amar e ser feliz

Já cansado de te procurar, dá pra perceber em meu olhar
Eu não encontro seu rosto em meio à multidão
É só desilusão, preciso te encontrar
Olhar em seu olhar, pra você me entregar a minha vida
Todo meu mundo!

Bom Dia, Cérebro!: A esperança no amanhã

Bom Dia, Cérebro!: A esperança no amanhã: Ninguém chora no passado ou no futuro. Da mesma forma, ninguém se alegra no passado ou no futuro, pois todo choro ou alegrias são vividos...

domingo, 11 de janeiro de 2015

Falar é fácil

Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá. Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias. Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado. Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação. Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer ou ter coragem pra fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado. Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende. E é assim que perdemos pessoas especiais. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar. Difícil é mentir para o nosso coração. Fácil é ver o que queremos enxergar. Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto. Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso é difícil. Fácil é dizer "oi" ou "como vai?" Difícil é dizer "adeus", principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas... Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados. Difícil é sentir a energia que é transmitida. Aquela que toma conta do corpo como uma corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa. Fácil é querer ser amado. Difícil é amar completamente só. Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar, e aprender a dar valor somente a quem te ama. Fácil é ouvir a música que toca. Difícil é ouvir a sua consciência, acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas. Fácil é ditar regras. Difícil é seguí-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros. Fácil é perguntar o que deseja saber. Difícil é estar preparado para escutar esta resposta ou querer entender a resposta. Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade. Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria. Fácil é dar um beijo. Difícil é entregar a alma, sinceramente, por inteiro. Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida. Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro. Fácil é ocupar um lugar na caderneta telefônica. Difícil é ocupar o coração de alguém, saber que se é realmente amado. Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho. Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.

Adiante..

Não teime em carregar para o seu futuro aquilo que um dia te fez muito feliz no passado, mas que hoje só te traz sofrimento. Quando a estrada do futuro se abre a nossa frente, cheia de promessas e novas perspectivas, não podemos adentrar nessa estrada levando em nossa bagagem o peso do passado. A vida é um ciclo, tudo tem começo, meio e fim, e quando o fim de uma estrada chega é porque já existe um novo começo preparado para nós. Mas se teimarmos em não aceitar esse novo caminho e ficarmos ali ao final daquela antiga estrada, sem saída, indo e vindo de um lado para o outro, tentando reviver o que já foi vivido, tentando reconstruir uma história que acabou, tudo o que vamos encontrar é o sofrimento. O sofrimento será inevitável pois nossas expectativas irão se frustrar, não há mais espaço para aquela experiência, já vivenciamos tudo o que podíamos naquele caminho, é hora de seguir adiante. Tal qual como uma mala de viagem é hora de abrir o coração e deixar ir tudo aquilo que não te pertence mais. Deixe sair de dentro de você todo aquele peso que te impede de prosseguir, que te faz ficar estagnado. Não arraste com você algo que não faz mais parte da sua vida. Leve com você só aquilo que foi bom, as lembranças, os sorrisos e a saudades de todos os momentos que te fizeram se sentir vivo. Talvez, lá na frente, haverá um outro caminho onde essa história que hoje acabou irá recomeçar, talvez os caminhos se cruzem novamente, talvez, só talvez, tudo que você está aqui teimando para viver esteja preparado para ser vivido em um outro ciclo que ainda não começou. Ou talvez essa história não aconteça mais, mas outras histórias virão. A verdade é que enquanto você estiver aqui preso a esse peso do passado, nunca irá saber. Então tire de dentro de você tudo o que não te faz bem e deixe espaço livre para vivenciar novas e mais felizes experiências. A vida trabalha constantemente a nosso favor, nos proporcionando as melhores condições de realização de nossos sonhos, cabe a nós estar com a mala pronta para seguir nessa jornada.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Pensamento 14

          O deserto dos Tártaros...

          Sentado em seu quarto ele esperava...
          E ali sentado em sua cama. Protegido por seu pijama como armadura. Esperava.
          Tinha estado em tantos lugares. Conhecido tantas pessoas. Agora ali, sentindo-se cansado, com seu tempo se esgotando. Esperava.
          Olhava suas pantufas que agasalhavam os pés já frios. 
          De um lado caído ao chão, um arco importado. Do outro uma espada de plástico.
          Se ao menos a espada fosse de aço. Talvez assim pudesse invocar a proteção de Ogum...
          Mas, não. Havia abandonado suas raízes há tempos. E não tinha humildade suficiente para voltar atrás. E ele esperava.
          Talvez pudesse usar o arco?
          Não. Havia entendido tarde demais, que um verdadeiro arqueiro constrói seu próprio arco, usando os restos do que a Grande Mãe lhe oferece, no infindável campo de batalha. Não se compra por ai, em qualquer lugar pelo mundo.
          E olhando o arco. Parado. Esperava.
          Se ao menos fosse um centauro. Será que entenderia, que por mais evoluído que fosse. Nunca poderia abandonar sua parte animal que contata a terra?
          Será que assim galopando ao sabor do vento, entenderia que a força retesada, emprestada. Quando liberada, apenas faz com que o Universo todo se mova; trazendo assim o centro do alvo até a ponta da flecha?
         ...E na penumbra esperava.
         Porque não havia aprendido com os grandes mestres? Ao invés de usar o que eles tentavam ensinar com tanta insistência em apenas uma ferramenta. Deturpando, transformando e usando somente para poder ter uma vida confortável, com pouco esforço.
         E esperava. Talvez algo magico.
         Quanta ignorância. Não sabia que magia não se ensina. Não se aprende. Não se busca. Ela é que nos encontra. Nos arrebata. Não podemos usufrui-la. Nós é que somos usufruídos. E passivamente, apenas podemos senti-la. Vive-la.
         Ah! Que pena que seu limitado conhecimento não permitia que visse coisas tão banais e simples.
         E ali estático. De pijama e pantufas.
         Pateticamente. Esperava...   

                                                                   

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Pensamentos 12

Mais um ano que se foi e um novo que se inicia, em meio aos balanços feitos surgem as esperanças para este novo ano. É tempo de renovação, mudança, compromisso, otimismo, confiança e principalmente é hora de nos movimentarmos a favor de nós mesmos. Este novo ano promete nos trazer tudo de bom e de melhor que sonhamos. Você pode até estar pensando: “Ah, que nada, isso é conversa de começo de ano, todo ano escuto a mesma coisa e nada muda...” É verdade, e em parte você tem razão, mas você sabe por que tem razão? Todo começo de ano você, eu e todos nós reunimos as condições necessárias para vencermos todos os desafios, todas as barreiras que aparecerem em nosso caminho e desta forma alcançarmos os nossos objetivos, mas por que isso não acontece? Não acontece porque na maioria das vezes mudamos nossos objetivos e perdemos o foco no meio do caminho. Começamos o ano com pique total, confiamos e acreditamos que tudo podemos, que tudo vai melhorar, que tudo será melhor e que tudo vai dar certo, somos otimistas, positivistas, sentimos as energias revigoradas dentro de nosso ser, mas ao longo do caminho quando nos deparamos com um ou outro empecilho ou quando algo sai diferente daquilo que planejamos é o que nos basta para arrancarmos de dentro de nós a esperança, nos munirmos de uma dose gigantesca de pessimismo e seguirmos em frente desanimados, acreditando que nada dará certo, que tudo será como antes e que eu nada consigo. Você percebe o que aconteceu? Mudamos o foco! Se o foco antes era: ”Tudo dará certo.” Agora mudamos o foco e passamos a determinar, atrair e chamar outro caminho para nós: ”Nada dará certo”. Quando nós mudamos o que vai dentro de nós, quando mudamos o que nos movimenta e motiva a caminhar a cada dia, o caminho a nossa frente muda também! Somos nós que escolhemos e decidimos nossos caminhos. A vida se esforça por nos dar o melhor orquestrando diariamente a nosso favor tudo aquilo que necessitamos para ser feliz, mas algumas vezes se vê obrigada a ceder aos nossos pedidos e respeitar nosso livre arbítrio nos dando exatamente aquilo que pensamos, sentimos, acreditamos e indiretamente desejamos para nó: Se você acredita no fracasso, chama-o para você; Se você se vê infeliz e sem perspectivas de mudança, é justamente isso que você planeja para si; Se você acha que tudo será como antes, então será mesmo, pois só você pode mudar isso, e para mudar precisa acreditar na mudança! A vida irá te oferecer os recursos necessários para a realização dos caminhos que você projetar para si. Não podemos alcançar a vitória se pensamos diariamente na derrota. Ande, caminhe e não pare. Não desista diante dos obstáculos! Este novo ano chegou para lhe proporcionar novas e maravilhosas oportunidades, aproveite-as! Confie e acredite que você pode e consegue fazer sua vida cada dia melhor! Não acredite no fracasso, no sofrimento, na tristeza, não dê espaço para que adentrem seu coração e transformem seus pensamentos e sentimentos... Lute por você!!! Busque a sua felicidade! Lute pelos seus sonhos! Acredite que você é capaz de conquista-los e você verá que uma estrada se abrirá a sua frente, mas não se desvie desse caminho, siga-o até o fim! Adentre por este caminho com vontade, com garra, e percorra-o completamente, lá adiante haverá um mundo novo onde seus sonhos, suas esperanças, seus objetivos serão realizados e então você descobrirá que ser Feliz é muito mais fácil do que imaginava! Concentre-se e não perca o foco, neste novo ano tenha um único objetivo: Ser Feliz!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Olhos

Os olhos Os olhos não mentem Se encantam Se rendem Às vezes se enganam No olhar de um outro olhar Também são capazes de se disfarçar Olhando de lado Pra não se entregar Se lançam Se vendem Pra se divertir Talvez busquem apenas Uma razão de existir Talvez queiram apenas Se perder por aí Para então em outros olhos Renascer e sorrir

Quem sou....

Não sou perfeito. É apenas o meu jeito de não levar o mundo a sério, de fazer mistério só pra te agradar. Os sapatos atirados, os gatos ronronando, cozinhar um novo prato e dormir de lado, abraçado, esperando o dia acabar. É elogiar teu cabelo, puxar a cadeira, dizer que é sexta-feira o amanhecer mais belo. É te ouvir em qualquer nota, dar presente sem data, me lambuzar comendo nata e te beijar lentamente. De repente, perceber que me tornei o melhor de você. Nos fatos, abraços e ausências. E quando bater a carência, direi que não sou perfeito. É apenas o meu jeito de levar o amor a sério.